sexta-feira, 23 de abril de 2010

29ª Receita: Bolo de Maracujá - Brasil





Ingredientes:

Massa:

150 g de bolachas moídas
120 g de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de cajus picados.

Recheio:


2 chávenas de água
2 caixas de gelatina de limão
Sumo de 1/2 limão
1 lata de leite condensado
1 chávena de água fria
Sementes de 3 maracujás.

Cobertura:


Sementes de 2 maracujás
1/2 chávena de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 chávena de sumo de maracujá
1 colher (sopa) de maizena
Chantilly.


Preparação:


Coloque as bolachas moídas numa forma funda e misture a manteiga amolecida no microondas por 30 segundos. Junte os cajus picados e leve ao microondas por 2 a 3 minutos num prato alto invertido. Deixe arrefecer.


Recheio:


Coloque a água para aquecer no microondas por 3 a 5 minutos.
Misture a gelatina e mexa bem e depois coloque no liquidificador e junte o sumo de limão, o leite condensado e a água.
Retire e misture as sementes de maracujá, leve ao microondas por 3 a 5 minutos, deixe arrefecer um pouco e coloque sobre a massa já assada e fria.


Cobertura:


Misture os ingredientes e leve ao microondas por 1 a 3 minutos mexendo na metade da cozedura. Decore com chantilly batido.



28º Receita: Palha italina - Itália

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
8colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de sopa de margarina
1 pacote de bolacha ou maisena


Preparação:
Pique as bolachas em pedacinhos pequenos e reserve. com o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó faça um bolo de chocolate. assim que o bolo começar a soltar do fundo da panela, misture as bolachas.
Com o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó, faça um brigadeiro
Assim que o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, misture a bolacha picada até formar uma massa.
Retire do fogo.
Unte uma bancada de mármore, ou alguma superfície lisa, com margarina e despeje essa massa.
Abra a massa, batendo com a palma das mãos.
Deixe arrefecer e corte em quadradinhos.

Gatronomia Brasileira pt.2


A culinária varia muito de região para região, sendo que, em muitas delas, o tipo de culinária foi determinado pela predominância de um ou outro tipo de imigrantes. No Sul reina a carne, e o churrasco é rei, servido em rodízio. No Sudeste, os Cariocas (Rio de Janeiro) têm como especialidade alguns pratos de porco, torresmos, bem como o uso de inhame, batata doce, abóbora, pimentas, feijão e amendoim, etc. Já a cozinha baiana tem 3 ingredientes principais: as malaguetas, o óleo de palma (dendê) e o leite de côco. A mandioca é usada com múltiplos fins, tanto como ingrediente principal do prato como como condimento. Em termos de pães e bolinhos, o mais conhecido no Brasil é o Pão de Queijo, feito à base de fécula de mandioca e queijo ralado, sendo especialmente apreciados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, e Sul do Brasil. A rica herança culinária portuguesa está bem patente no uso indiscriminado de ovos e açúcar, a que os escravos acrescentaram ingredientes próprios do país. Um bom exemplo disto é o Quindim, uma sobremesa feita à base de ovos, açúcar e côco ralado. Os brasileiros fazem um excelente uso da enorme variedade de frutos e sumos de frutas exóticos. No entanto, a bebida nacional brasileira é a cachaça (aguardente de cana), com a qual se prepara a famosa Caipirinha. Se quiséssemos fazer um mapa gastronómico do Brasil, este teria aproximadamente 9 regiões, com as suas especificidades, não obstante as inúmeras intersecções que se verificam.