quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

18ª Receita: Tarte de Abóbora Americana (Pumpkin Pie) - E.U.A.

História:
A tarte de abóbora é uma sobremesa tradicional norte-americana, comida durante o outono e início do inverno, especialmente no dia de Acção de Graças e no Natal. Isto porque a abóbora é um símbolo da época de colheitas e também do Halloween.
A abóbora é originária do continente norte-americano, tendo mais tarde sido exportada para França e depois introduzida na Inglaterra dos Tudores. A carne de "Popiom" (como era chamada a abóbora na época), viria a ser muito utilizada para recheio de tartes e tendo se integrando na cozinha inglesa com relativo sucesso.
Os Colonos trouxeram a tarte de abóbora de volta a Nova Inglaterra (actual E.U.A.) onde ainda hoje é confeccionada, embora com algumas alterações em relação à receita original.


Ingredientes:
1 base de massa folhada fresca
4 ovos
2 e 1/2 chávenas (chá) de puré de abóbora
1 e 1/2 chávenas (chá) de açúcar
1 / 2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 / 2 colher (chá) de gengibre em pó
1 / 2 colher (chá) de noz-moscada


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 220º. Numa tigela grande, bata os ovos. Misture o puré de abóbora, o açúcar, o sal, a canela, o gengibre e a noz-moscada. Forre a tarteira (forma para tartes) com a massa folhada. Deite o creme que resultou da mistura anterior e leve ao forno por 15 minutos. Reduza a temperatura para 175º e asse por mais 30-40 minutos.


Dicas/Notas:
Rale a abóbora fresca num robot de cozinha ou em algo parecido. Evite cozer a abóbora.
Se não tiver esta possibilidade, asse as fatias de abóbora (descascadas e sem sementes) durante 45 minutos num forno pré-aquecido a 165º. Depois rale com a varinha mágica. A abóbora fica com melhor aspecto e sabor mais fresco.
Ocorreu um erro neste dispositivo