domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gastronomia Mexicana


Falar da culinária mexicana é falar de grelhados, ou melhor, de "la Parilla", como dizem os mexicanos... A comida é um dos elementos fundamentais da cultura mexicana, pelo que a sua preparação e ingestão obedece a inúmeros rituais, como a posterior Siesta, por exemplo. A comida mexicana é rica em cores e sabores, além de muito variada, em virtude da diversidade regional e geográfica do país. As vilas e cidades ao longo da costa são famosas pelos pratos de marisco, ao passo que, no interior do país, são mais comuns os guisados, molhos complexos e todo o tipo de pratos à base de milho. Nas áreas mais desérticas, existe um tipo de culinária muito especial, com inúmeros pratos feitos à base de cactos. No México existem mais de 60 variedades de pimentos, o que faz deles, um dos principais ingredientes usados. A culinária mexicana é o resultado do intercâmbio entre as culturas indígena e a espanhola: Em todas as regiões há pratos típicos, que variam do Mole Poblano de Puebla, aos Huevos Rancheros de Sonora, passando pela Cochinita Pibil de Yucatan. Uma constante em todo o México são as tortilhas, assim como as Parillas, bem como os tão conhecidos burritos e tacos, que variam na forma, recheio e modo de preparação.

26ª Receita: Chili de Carne - México


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
500 gramas de carne de vaca picada
25 gramas de margarina
100 ml de caldo de carne
Malaguetas vermelhas
50 ml de óleo
1 cebola
Sal


Preparação:
Levar ao fogo a margarina com o óleo, juntar a cebola picada e a carne. Deixar refogar até ficar desfeita, adicionar a polpa de tomate e o caldo de carne, temperar com sal e deixar cozinhar durante 10 minutos. Juntar as malaguetas e deixar cozinhar durante mais 10 minutos em lume brando. Retirar e retificar o tempero.


Nota:
Apesar do aspecto não perecer o melhor, o chili tem um sabor forte, ideal para quem gosta de comida picante e para quem gosta de desfrutar de uma boa refeição, sem gastar muito tempo (a receita demora aproximadamente 30-40 min. a fazer) e dinheiro, pois os ingredientes encontram-se facilmente em qualquer supermercado.