quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gastronomia Americana pt.2


A simplicidade da culinária do Nordeste Americano reflecte uma profunda influência da culinária inglesa, ao passo que no Sul se denota a presença das antigas colónias de negros, escravos que trabalhavam nas produções de algodão (um bom exemplo disso são a galinha frita (Fried Ckicken), os fumeiros da região da Virgínia ou mesmo o Bacon). Mais a norte, na região das Carolinas (do Norte e do Sul), a base da alimentação é o arroz, presente no Hoppin John e no Charleston Red Rice. No Lousiana existem duas cozinhas famosas, a Creoula e a Cajun, de influência francesa, com muitos pratos à base de arroz e de frutos do mar, e também de influência Espanhola, Africana e Caribenha, em virtude do seu percurso histórico. No Sul dos EUA encontramos muitas influências da América Latina, sobretudo ao nível dos chilles, tortilhas, guacamoles e do uso indiscriminado de tomate na confecção de pratos culinários, o que também se verifica no Sudeste e Sudoeste. Nestas zonas é também muito vulgar encontrar-se o porco e a carne de vaca, mas o uso deste tipo de ingredientes tem uma origem espanhola, e não dos povos nativos da América Latina. Já no Centro-Oeste foi mais forte a influência alemã, que tornou, por exemplo, o Milwaukee, na capital nacional da cerveja. Mas nenhum povo influenciou tanto a culinária americana como os italianos, que começaram a chegar ao Novo Mundo em princípios do século XIX.

22ª Receita: Burritos - México


Ingredientes:
250 g de feijão encarnado.
30 g de manteiga
2 cebolas grandes
250 g de carne picada.
1 dl de polpa de tomate,
1 colher de café de cominhos
1 piripiri
8 crepes,
40 g de queijo ralado


Preparação:
Ponha de molho, 250g de feijão encarnado. Depois de demolhado, coza-o na mesma água.
Derreta 30g de manteiga e junte 2 cebolas grandes picadas, deixe alourar e junte 250g de carne picada. Deixe alourar também.
Adicione 1dl de polpa de tomate, 1 colher de café de cominhos e 1 piripiri (aberto ao meio e sem sementes). Junte os feijões cozidos e escorridos e 1,5dl da água da sua cozedura. Deixe cozer e apurar.
Prepare 8 crepes e recheie-os com o preparado de feijão.
Enrole e disponha-os num prato que possa ir ao forno.
Espalhe sobre os crepes 40 g de queijo ralado.


Dicas/Notas:
A esta receita podem ser adicionados mais ingredientes, os que aqui constam são os básicos presentes no burrito típico mexicano, podendo juntar-se por exemplo folhas de alface, milho, etc.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

21ª Receita: Amêijoas com leite de côco - Moçambique


Ingredientes:
5 kg de amêijoas 1 côco
4 tomates cortados 2 cebolas cortadas
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de óleo
sal e piri-piri


Preparação:
Lave bem as amêijoas e coza com água até abrirem. Coe a água e reserve-a. Deite fora as amêijoas que não se abriram e retire-as das conchas. Refogue a cebola e o alho até alourarem. Adicione o tomate e deixe ferver lentamente por alguns minutos. Adicione as amêijoas, a sua água, leite de coco, sal e piri-piri. Deixe ferver em lume brando e sirva com arroz branco.