sábado, 14 de novembro de 2009

Pensamento do dia...

“O alimento não é simplesmente um objecto nutritivo que permite saciar a fome, mas algo que também tem significado simbólico numa determinada sociedade”;

“é importante lembrar que os aspectos tradicionais da cultura, como as festas, as danças e a gastronomia, também fazem parte do consumo turístico. Nesse contexto, as receitas culinárias constituem um bem cultural tão valioso quanto um monumento, já que possibilitam entender a história de um lugar por meio da sua gastronomia”.
Schlüter , Gastronomia e Turismo.


11ª Receita: Bebinca Indiana - Índia



História:
Culinária de Goa ou culinária indo-portuguesa são ambos nomes atribuídos à culinária das regiões indianas de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Com 5 séculos de existência e evolução, esta culinária apresenta a particularidade de fundir elementos da culinária de Portugal com elementos da culinária da Índia, constituindo uma culinária autónoma por direito próprio.
Muitas das doçarias indianas apresentam elementos/ingredientes de origem portuguesa, mais concretamente na doçaria conventual. A utilização abundante de ovos é uma prova desta influência,como por exemplo, no caso da conhecida bebinca.


Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo,
1800 gr de açúcar,
750 gr de amêndoa,
4 côcos,
24 gemas de ovos,
Manteiga q.b.


Preparação:

Tira-se o leite dos côcos, espremendo a polpa com uns pingos de água. Batem-se os ovos no leite e vai-se juntando com a farinha. Junta-se também o açúcar em ponto de espadana (designação dada a determinada forma de tratamento no açúcar na área da pastelaria. É aquecido ao ponto de quando se deixar cair forme uma espécie de espada ou lâmina), um pouco de manteiga e as amêndoas migadas.
Prepara-se uma forma funda, untada de manteiga. Divide-se a massa em sete partes iguais, deitando a primeira para cozer no forno. Antes de cozer completamente, deita-se a segunda parte e assim por diante, até acabarem as sete partes.

N.B.: Depois de cozer a primeira parte, deve colocar-se um tabuleiro entre a bebinca e a parte debaixo do forno, que é a mais quente, para evitar que toste a primeira folha.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

10ª Receita: Bolo Nega Maluca - Brasil


Ingredientes:
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 chávena de açúcar
3 chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
½ chávena de leite


Calda:
2 chávenas de água
2 chávenas de açúcar
3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó


Preparação:
Misture todos os ingredientes da massa e bata na batedeira até ficar uma massa bem cremosa e lisa , de textura mais grossa do que o bolo de chocolate tradicional.
Em forma de anel bem grande, fartamente untada , coloque colheradas da massa.
Leve os ingredientes da calda ao lume, todos misturados numa panela , só para derreter o chocolate e dissolver o açúcar todo, quase até ferver.
Banhe a massa que está na forma com a calda quente, coloque a forma do bolo, dentro de uma assadeira, para evitar que caia calda no fundo do forno.
Leve ao forno pré- aquecido , em temperatura média/baixa para assar , aproximadamente por 45 minutos.
Pode desenformar quente ou frio, mas cuidado porque tem muita calda dentro da forma e você precisa ter cuidado para não derramar.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

9ª Receita: Bolo de Mandioca - Moçambique


Ingredientes:
1/2 kg de açúcar
1 copo de água (200 ml)
120 g de margarina ou manteiga
8 gemas
1/2 kg de mandioca ralada
200 ml de leite de coco


Preparação:
Faça uma calda com o açúcar e a água. Deixe ferver até o ponto de calda. Desligue o lume e adicione a margarina. À parte, misture a mandioca ralada com as gemas e o leite de coco. Adicione a mistura à calda de açúcar. Untar uma forma com margarina polvilhada com açúcar e despejar a mistura. Deixar em forno quente durante 50 minutos.
Ocorreu um erro neste dispositivo