sábado, 14 de novembro de 2009

11ª Receita: Bebinca Indiana - Índia



História:
Culinária de Goa ou culinária indo-portuguesa são ambos nomes atribuídos à culinária das regiões indianas de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Com 5 séculos de existência e evolução, esta culinária apresenta a particularidade de fundir elementos da culinária de Portugal com elementos da culinária da Índia, constituindo uma culinária autónoma por direito próprio.
Muitas das doçarias indianas apresentam elementos/ingredientes de origem portuguesa, mais concretamente na doçaria conventual. A utilização abundante de ovos é uma prova desta influência,como por exemplo, no caso da conhecida bebinca.


Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo,
1800 gr de açúcar,
750 gr de amêndoa,
4 côcos,
24 gemas de ovos,
Manteiga q.b.


Preparação:

Tira-se o leite dos côcos, espremendo a polpa com uns pingos de água. Batem-se os ovos no leite e vai-se juntando com a farinha. Junta-se também o açúcar em ponto de espadana (designação dada a determinada forma de tratamento no açúcar na área da pastelaria. É aquecido ao ponto de quando se deixar cair forme uma espécie de espada ou lâmina), um pouco de manteiga e as amêndoas migadas.
Prepara-se uma forma funda, untada de manteiga. Divide-se a massa em sete partes iguais, deitando a primeira para cozer no forno. Antes de cozer completamente, deita-se a segunda parte e assim por diante, até acabarem as sete partes.

N.B.: Depois de cozer a primeira parte, deve colocar-se um tabuleiro entre a bebinca e a parte debaixo do forno, que é a mais quente, para evitar que toste a primeira folha.

6 comentários:

  1. :P QUE BOLO DIVINAL!
    Vou pedir à mãe para fazer. :)

    babie

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog ;D
    Digo desde já que a receita apresenta um aspecto delicioso :b

    ResponderEliminar
  3. Um bolo que a autora da receita vai ter de fazer para mim! ;) e para ela... que é gulosa! xD

    ResponderEliminar
  4. que bolo delicioso
    agora ia ai nao que nao ia, ia sempre que viesse
    vais fazer para mim nao vais? acho bem que sim
    Parabens pelo blog e boa sorte com isto

    ResponderEliminar
  5. Cada um melhor que o outro :)

    Tania

    ResponderEliminar
  6. Comi-o em Goa algumas vezes.~E simplesmente divinal.Não sei confeciona-lo mas gostava só que me parece que é de grau de dificuldade elevado...

    ResponderEliminar