terça-feira, 26 de janeiro de 2010

23ª Receita: Döner Kebab - Turquia



Ingredientes para o Döner Kebab:
1/2 kg de pernil de cordeiro / carneiro
50 g de pimenta preta
2 tomates médios
3 dentes de alho
Sal
1 cebola
1 chávena de azeite
3 colheres de sopa homus (pasta de grão de bico)


Ingredientes para o molho de iogurte:
1 cebola grande
3 dentes de alho grandes ou 1 colher sopa de pasta de alho
500 g de iogurte natural sem sabor
Sal, pimenta síria e pimenta verde doce



Preparação do Döner Kebab:
Deixe o pernil de cordeiro/carneiro em "Banho Maria" no mínimo 12 horas com a pimenta, o azeite, o alho e o sal
Depois disto, asse durante aproximadamente 2 horas em fogo médio
Desfie a carne em pedaços médios, refogue com a cebola e o tomate, tudo cortado em cubos ou em tiras, na própria assadeira, para apurar bem os temperos
Reserve



Preparação do molho de iogurte:
Corte a cebola em cubos pequenos, misture com o alho, e deixe alourar;
Adicione o iogurte e os demais ingredientes, misture bem e deixe esfriar ;
Depois é só fazer uma espécie de sanduíche com pão pita (pão típico turco;
Para acompanhar utilize folhas de alface.


8 comentários:

  1. sabes fazer e que tem um optimo aspecto

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei nenhum Kebab por isso, não sei se é bom ou mau! Mas pelo que já li sobre o assunto, sei que tem por volta de 1000 calorias. E tendo em conta que o Homem deve, diariamente, comer até 2000 calorias... Não me parece muito boa ideia! xD

    ResponderEliminar
  3. Eu morei 2 anos em Düsseldorf na Alemanha,comia döner quase todos os dias,era o prato mais barato de lá..e quer saber?não me comformo de não ter aqui no Brasil,pelo menos em Cuiabá,onde moro não tem!porque é simplesmente maravilhoso!

    ResponderEliminar
  4. Caro "Anónimo",
    o grupo E agradece o teu comentário!
    Na verdade nem todos os elementos do nosso grupo tiveram a possibilidade de provar esta receita, no entanto, eu (Sara A.), posso dizer que é maravilhosa! Adorei!
    De facto é uma pena que não possas obtê-la no local onde resides. Já nós temos a sorte de poder encontrá-la facilmente na nossa cidade.
    O grupo E espera que continues a acompanhar o blog "Rota dos Sabores" bem como o trabalho que divulgamos através do mesmo.
    Mais uma vez agradecemos o teu contributo!

    ResponderEliminar
  5. gostaria de saber fazer uns bons kebabs como este

    ResponderEliminar
  6. Caro anônimo e precioso Grupo E.

    Estou montando no Brasil um restaurante de Donner Kebab no estado do Rio de Janeiro, em breve, com as benças de Deus, um em sua cidade, hihihi.
    Peço ao grupo E, que me envie receitas de molhos que são usados por lá e se tem uma receita de tempero para ser usado na carne bovina, mande para jlgduran@yahoo.com.br.

    desde já agradeço sua atenção, muito sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Ola.
    Estou morando em dinslaken na alemanha e como quase todos os dias döner.
    Sei que esse tipo de alimentacao nao é muito calorica e ira conquistar os brasileiros, tambem pretendo neste ano montar o meu negocio de döner no brasil. tenho boas ideias e quero estar aprendendo mais com quem esta enterecado neste ramo. para troca de experiencias me responda neste e-mail: yurijoselito@hotmail.com.

    ResponderEliminar